sábado, 20 de novembro de 2010

FÉ E GRAÇA

A salvação é um dom da graça de Deus, mas somente podemos recebê-la em resposta a fé, do lado humano. Primeiro a Fé que significa crer e confiar.    
A Palavra nos ensina que somos salvos pela Graça, mediante a fé. (Ef 2.9): “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus”. A fé nos torna vencedores, a fé proporciona grandes vitórias. (Jo 5.4): “ Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.”   Se alcançamos chegar na Graça, é porque a fé nos levou até Ela. A fé afirma, a graça confirma.
Não te hei dito que se creres verás a glória de Deus?  Eis a fé em ação e a graça  salvadora se manifestando. (Tt 2.11): “ Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens”.     
Para entender corretamente o processo da salvação, precisamos entender essas duas palavras: Fé e Graça.
A fé em Jesus Cristo é a única condição prévia que Deus requer do homem para a salvação. A fé aproxima a pessoa de Cristo, a graça nos anima a seguir a Cristo aperfeiçoando a nossa fé.  
Quantas vezes em meio aos problemas desta vida, clamamos ao Senhor Jesus: Senhor! Dá-me graça para te seguir!
A GRAÇA faz-nos renunciar a nós mesmos para seguirmos ao Senhor Jesus. (Mt 16.24): “Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me”;
A GRAÇA nos anima, nos encoraja a torna-nos dignos de nosso Senhor Jesus Cristo. (Mt 10.38): “ E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim”.
Tudo começa com a voz suave de Deus através da sua palavra. (Rm 10.17):
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”.  Portanto FÉ E GRAÇA, andam juntas, chegam juntas em  nossos corações, habitam conosco e entram conosco na vida eterna.       
 Pr. Nulbe

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

BUSCAI PRIMEIRO O REINO DE DEUS.

(Cl 3.1-3): “PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus,
v-2: pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
v-3: Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo, em Deus”.
Uma vez que a nossa vida está escondida em Cristo com Deus, devemos fixar nossa mente nas coisas lá de cima. Devemos estimar, julgar, olhar e considerar tudo, partindo da perspectiva celestial. Nossos alvos, atividades e ambições devem ser a busca das coisas espirituais. O senhor Jesus outorga essas coisas a todos que, com sinceridade pedem e buscam com diligência. Por vezes nos preocupamos com tantas coisas, mas uma só é necessária: “Buscar o Reino de Deus”.
Certa ocasião o Senhor Jesus ensinou sobre a ansiosa solicitude pela vida, e disse: (Mt 6.25): “ Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos, quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestido”?
O Senhor Jesus não esta dizendo aqui que é errado o cristão tomar providências para suprir suas futuras necessidades materiais. O que Ele realmente reprova é a ansiedade ou a preocupação angustiosa da pessoa revelando sua falta de fé no cuidado e no amor paternais de Deus.
Disse o apóstolo Pedro: (I Pe 5.7): “ Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. O Senhor Jesus mostrou as aves do céu e falou: (Mt 6.26): “ Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas”?
O Senhor Jesus mandou olhar para as flores, para os lírios do campo e disse: (Mt 6.28-30): “ E, quanto ao vestido, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem: não trabalham, nem fiam; E eu vos digo que, nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé”?
Vejamos como o Senhor Jesus encerra a sua mensagem para tais pessoas: (Mt 6.31-33): “ Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
(Porque, todas estas coisas os gentios procuram.) De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”
Pr. Nulbe.