segunda-feira, 4 de julho de 2011

Apascenta as minhas ovelhas. Jo 21.17


Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se, por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
Apascentar: Trazer a pastar; pastorear;
doutrinar; sustentar; cuidar.
Não é o mesmo que
 Apaziguar: Pacificar ; aplacar; reconciliar.
Três vezes !  por que?
Para apascentar os meus cordeiros, uma vez; porém para apascentar as minhas ovelhas, “duas” vezes.
     Cuidado dobrado!
Quando nascemos na fé, somos  alimentamos; criados  com leite. O apóstolo Paulo ao ensinar a Igreja que estava em Corinto dizia: Com leite vos criei...... ICo 3.2: Com leite vos criei, e não com manjar, porque ainda não podíeis, nem, tão pouco, ainda agora podeis.
Sempre existirá cordeiros na Igreja, o rebanho que não procria, não cresce
não aumenta.
Devemos alimentar bem as ovelhas; uma ovelha bem nutrida com a Palavra de Deus, ela cria seus cordeirinhos fortes, robustos e sadios. At  20.28 diz:
 Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho, sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.
As ovelhas do pasto do Senhor, não mais se alimentam com leite, mas com sólido mantimento; Agora cresceram, não são mais meninos. Quem se alimenta da palavra de Deus, tem seus sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.
 Ver Hb 5.13-14: Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.
Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do hábito, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.


Queridos pastores e líderes de diversos seguimentos de Escola Dominical, adolescentes, jovens e classes em geral. Cuidem bem do rebanho do Senhor!  
Todos os dias estão surgindo verdadeiras “alcatéias” de lobos no meio do rebanho do Senhor, aparecem vestidos de ovelha, mas interiormente são lobos devoradores que não poupam o rebanho. Cuidado pois! Para cuidar bem do rebanho, primeiro tem de amar o dono do rebanho.
Um dia  receberás a tua coroa como recompensa. 1Pe 5.2-4: “Apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho;
E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa de glória”.  


Na história da Igreja primitiva, o apóstolo Paulo deixa o seu aviso de última hora ao dizer:
(At 20.28-30: “ Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho, sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.
Porque eu sei isto, que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão ao rebanho; E que, de entre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si. 
Disse o Senhor Jesus: Jo 6.57: “Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim”.
Pr. Nulbe Cezar