sexta-feira, 4 de novembro de 2011

CULTO DIVINO (FINAL)

- “Doutrina.” Indispensável no culto divino. Goteje a minha doutrina como a chuva, o meu dito como o orvalho. (Dt 32.2): “Goteje a minha doutrina como a chuva, distile o meu dito como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva.” Eis ai a primeira vez que aparece a palavra doutrina nas Escrituras. Podemos dizer então que doutrina: É o conjunto dos princípios bíblicos que formam a base da igreja. É o antídoto do pecado. Há pelo menos três formas de doutrina. Uma é sublime e santa. Duas são perniciosas e deletérias.
1) Doutrina de Deus: Pois dou-vos boa doutrina! (Pv 4.2): “Pois dou-vos boa doutrina: não deixeis a minha lei.  Admiravam-se da sua doutrina. (Lc 4.32): “E admiravam-se da sua doutrina, porque a sua palavra era com autoridade.  Homens ilustres criam maravilhados na doutrina do Senhor. (At 13.12): “Então o procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhado da doutrina do Senhor”.
2) Doutrina de homens:  Por deixarmos a doutrina do Senhor, podemos honrar a Deus somente com os lábios. (Mt 15.8-9): “Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim”.
Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens”. Há necessidade de entendermos a Palavra de Deus. (Mt 16.12):
Então compreenderam que não dissera que se guardassem do fermento do pão, mas da doutrina dos fariseus”.  Vejamos que as doutrinas dos homens até se parecem com a doutrina de Deus, porém não satisfazem à alma. (Cl 3.22-23): “As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens. As quais teem na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade e disciplina do corpo, mas não são de valor algum, senão para satisfação da carne”.
3) Doutrina de demônios: (I Tm 4.1): “Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios. Há, pois, demônios      cuja atividade não é espalhar violência e outros males ostensivos, mas ocupar-se com o ensino maléfico, errôneo e enganoso. Cuidado, pois. (Ef 4.14-15): “ Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em caridade, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Ef 4.14,15.
Que nunca falte em nossos púlpitos: O perfeito louvor para embalar as almas. E após este exercício espiritual, teremos apetite para alimentarmos numa mesa farta da Palavra de Deus. Eis ai um Culto Divino.
                               Nulbe Cezar
                                      Pastor.