quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

PREGAI A PALAVRA

(IITm 4.1-2): “CONJURO-TE, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há-de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino; Que pregues a palavra, instes, a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina”.
Conjurar é rogar com instância, é um apelo veemente da parte de Deus para os homens de Deus: Que preguem a Palavra!
Pregar, significa anunciar, ensinar sob forma de doutrina. Temos tanto o que pregar! O senhor Jesus  nos deixou instruções. (Mc 16.15): “ E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura”. Por vezes tememos em falar que há uma condenação para os que não creem, mas irmãos não podemos tirar nada da Palavra, ela está perfeitamente em ordem pois saiu da boca de Deus. Para nós ficou o dever de pregá-la tal qual ela é. Se no Evangelho de Marcos diz:  Quem crer e for batizado será salvo, por que deixarmos de avisar o pecador que se ele não crer será condenado? (Mc 16.16): “ Quem crer e for batizado será salvo: mas quem não crer será condenado”.  Vamos pregar o evangelho completo!
As palavras do Senhor, são palavras puras, por isso teem o poder purificador. A palavra do Senhor por si só, regenera o coração humano e traz alento para a alma. É como a água transparente e cristalina, lava sem deixar manchas. (Jo 15.3):“ Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado”. A  palavra de Deus só se complementa com a própria Palavra. Quando a palavra de Deus está sendo pregada, o Deus da palavra não somente livra o homem da destruição, como também sara as pessoas. (Sl 107.20):
Enviou a sua palavra, e os sarou; e os livrou da sua destruição”. Nós os servos de Deus devemos amar a palavra de Deus. (Sl 119.140): “ A tua palavra é muito pura; por isso, o teu servo a ama”. Tudo pode passar porém a palavra do Senhor permanece para sempre. (Mt 24.35): “ O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão-de passar”. A palavra do Senhor é uma lâmpada que nunca se apaga e uma luz que ilumina nossa vida. (Sl 119.105): “ Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho”.
Na igreja primitiva os apóstolos tinham um cuidado todo especial de não deixar ou abandonar a Palavra. (At 6.2): “ E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas”. (RA:Abandonemos).
A maneira de vermos a Palavra de Deus crescer juntamente com a igreja, é não deixá-la de lado, abandonando-a. (At 6.7): “ E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé. Como é lindo,  bonito, belo, pregarmos a palavra da fé! Palavra que leva a pessoa a encontrar-se com a fé; Palavra que inspira  fé.
(Rm 10.8): “ Mas, que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos. O verdadeiro despertamento de fé está em nós pregarmos a Palavra de Deus. (Rm 10.17): “ De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”.
Pr. Nulbe Cezar.

(Continua na próxima postagem).


Nenhum comentário:

Postar um comentário