sábado, 25 de setembro de 2010

O PECADO.

O que é o pecado?
Resposta: Transgressão da lei divina. (Palavra de Deus) Se nós agirmos bem, o Senhor aceitar-nos-á; se, todavia não fizermos bem, cuidado! O pecado jaz à porta. Disse Davi: (Sl 51.3): “Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim”.   
 E o apóstolo S. Paulo disse mais: (Rm 7.15): “Porque o que faço, não o aprovo; pois, o que quero, isso não faço, mas o que aborreço, isso faço.  E, o que nos faz agir assim? Que força estranha é esta? O apóstolo responde: (Rm 7.17): “De maneira que, agora, já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.   
Como chega até nós o pecado? Através   da concupiscência, que è o desejo de bens ou gozos materiais; apetite sensual.       O apóstolo S. Tiago diz: (Tg 1.14): “Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência”.    
Engodado: Quer dizer, seduzido com astúcia.
(Tg 1.15): “Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte”. 
Conceber: gerar, formar no espírito ou no coração. Então, uma vez concebido, está gerado o pecado, que consumado gera a morte.  O apostolo Paulo diz que o pecado que habita na pessoa, è a causa da sua própria morte espiritual; quando diz: Já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.
O apostolo S. Tiago recomenda:
(Tg 1.16): “Não erreis, meus amados irmãos!
Alguns malefícios causados pelo pecado: Interrompe a comunhão com Deus! (Is 59.2): “Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus: e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”.
Torna o homem escravizado! (Jo 8.34):” Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.
Conduz a morte! (Rm 6.23): “ Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor”. 
Impede entrar no Reino de Deus! Vede a lista dos que ficarão de fora: (ICo 6.10): “ Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores, herdarão o reino de Deus”. 
Paulo nos ensina: (I Co 3.16-17): “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?  - Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, è santo”.   Quando o Espírito Santo habita em nós, o pecado perde a sua força. Cuidado, pois! Não extingais o Espírito ou   apagueis o Espírito I Ts 5.19.. Se quisermos viver o resto dos nossos dias livres do pecado, façamos nossas as palavras de Paulo que diz: (Gl 2.20): “Já estou crucificado com Cristo; e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim”.  
Pr. Nulbe.   

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário